O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma
alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de
socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder
apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas
respostas).
Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno
global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno
invasivo do desenvolvimento (TID), do inglês pervasive developmental disorder (PDD).
Entretanto, neste contexto, a tradução correta de "pervasive" é
"abrangente" ou "global", e não "penetrante" ou "invasivo". Mais
recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala
intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da
linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e
restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação
do autismo também são designados de espectro autista, indicando
uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há a
possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em
muitos casos.
Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira
profissional. Porém, os problemas de comunicação e socialização causam,
frequentemente, dificuldades em muitas áreas da vida. Adultos com
autismo continuarão a precisar de encorajamento e apoio moral na sua
luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar
programas para jovens adultos autistas bem antes dos seus filhos
terminarem a escola.
Características do autismo
- Dificuldade de relacionamento com outras pessoas
- Riso inapropriado
- Pouco ou nenhum contato visual - não olha nos olhos
- Aparente insensibilidade à dor - não responde adequadamente a uma situação de dor
- Preferência pela solidão; modos arredios - busca o isolamento e não procura outras crianças
- Rotação de objetos - brinca de forma inadequada ou bizarra com os mais variados objetos
- Inapropriada fixação em objetos
- Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade - muitos têm problemas de sono ou excesso de passividade
- Ausência de resposta aos métodos normais de ensino - muitos precisam de material adaptado
- Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina
- Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo)
- Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares)
- Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
- Recusa colo ou afagos - bebês preferem ficar no chão que no colo
- Age como se estivesse surdo - não responde pelo nome
- Dificuldade em expressar necessidades - sem ou limitada linguagem oral e/ou corporal (gestos)
- Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
- Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos
- Desorganização sensorial - hipo ou hipersensibilidade, por exemplo, auditiva
- Não faz referência social - entra num lugar desconhecido sem antes olhar para o adulto (pai/mãe) para fazer referência antes e saber se é seguro
Vale salientar também que a ocorrência desses sintomas não é determinista no diagnóstico do autismo. Para tal, se faz necessário acompanhamento com psicólogo, psiquiatra da infância ou neuropediatra.
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